Abrangendo 14 municípios, a iniciativa envolverá 150 jovens e apoiará projetos e campanhas das comunidades atendidas
Localizado entre São Paulo e Curitiba, o Vale do Ribeira abriga o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, formando um grande mosaico de Unidades de Conservação, onde habitam centenas de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e caiçaras, além de muitos agricultores familiares.
Foi publicada, no último dia 05 de abril, a Resolução SMA 32/2014, que estabelece as diretrizes e orientações para a restauração ecológica no estado de São Paulo.
Com a participação de membros de comitês dos dois Estados, seminário foi mais um passo para a formação do comitê federal
Uma bacia hidrográfica e dois comitês, unidos por desafios e oportunidades bem semelhantes. Essa foi a realidade apresentada durante o seminário "Articulação entre os comitês de bacia do rio Ribeira - SP/PR", promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e Comitê do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR) no dia 18 de março, em Registro.
Continuando a parceria entre o projeto "Da semente à floresta", executado pelo Instituto Ambiental Vidágua e UNESP, Campus de Registro, mais um lote de mudas de espécies florestais foi disponibilizado para a campanha Cílios do Ribeira.
O Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul, fomentado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), está executando o projeto que visa elaborar estratégia para implantação de pagamento por serviços ambientais (PSA) para o Vale do Ribeira.
O ISA vem desenvolvendo ações com este tema na região desde 2009, promovendo seminários, estudos e apoiando iniciativas, e esse acúmulo será fundamental para nortear as ações do projeto que se inicia.